quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia das Bruxas

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser hamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).



Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Leia Mais ►

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Como cuidar do Livro Didático





O livro didático é uma ferramenta importante para o professor organizar suas aulas e transmitir o seu conteúdo e para o aluno poder estudar em sala e também em casa.
Cuidar do livro é uma tarefa diária que deve fazer parte do cotidiano dos alunos,cabendo aos pais auxiliar os filhos nessa tarefa.
Cada aluno tem direito a um livro de cada disciplina que será utilizado durante o ano letivo.Que deve ser reutilizado, no mínimo, por três anos consecutivos.

"Cuide do seu livro"
Quando a gente cuida, todo mundo estuda.
Leia Mais ►

DIA NACIONAL DO LIVRO

                            29 de Outubro - DIA NACIONAL DO LIVRO

Escritor Monteiro Lobato O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à funda-ção da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
 Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.

Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium"

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias.

Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos. 
Leia Mais ►

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nossa Feira de Ciências vai ser show!!!!

O ser humano é essencialmente um ser que precisa de cuidados para sobreviver no espaço em que vive. Mas precisa também ter a consciência que é parte integrante do meio em que vive e que depende diretamente dos recursos naturais para sobreviver.
Nossos professores estão trabalhando todos os conceitos ligados a relação homem e meio ambiente. Os alunos realizam pesquisas em diversos locais da cidade,classificam o tipo de poluente,constroem tabelas  com os dados obtidos com esse estudo de aula-campo.
Estamos também recolhendo garrafas pet e todos os funcionários estão contribuindo com a coleta.È um processo de melhoramento das condições de limpeza e também da diminuição da degradação ambiental. 
O projeto da escola é construir uma casa com garrafas pet, e dentro todo os móveis também serão confeccionados com garrafas pet.
O intuito é mostrar que aquilo que polui,torna o ambiente feio e sujo pode ser utilizado de uma forma coerente e criativa,podendo ser utilizada pelo ser humano,contribuindo assim,para manutenção e preservação dos recursos naturais.
Leia Mais ►

A mídia em conjunto com o pedagógico

 O professor, durante anos, vem desenvolvendo sua prática pedagógica prioritariamente, dando aula, passando o conteúdo na lousa, corrigindo os exercícios e provas dos alunos. Mas este cenário começou (e continua) a ser alterado já faz algum tempo com a chegada de computadores, internet, vídeo, projetor, câmera, e outros recursos tecnológicos nas escolas. 


 Novas propostas pedagógicas também vêm sendo disseminadas, enfatizando novas formas de ensinar, por meio de trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, favorecendo o aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento.

As  professores Lúcia  Beatriz   e Divina Modesto estão trabalhando em     conjunto   com  as   mídias, proporcionando   aos     seus alunos aulas diferenciadas,   utilizando a televisão, DVD,  artigos e revistas para expandirem os conhecimentos dos nossos alunos.
Leia Mais ►

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aula da professora Jackeline-Alfabetização(Divertida e inovadora)

A professora Jackeline utilizou o data-show na sua aula de sexta-feira dia 21/10 para trabalhar com os alunos, o filme intitulado "O Grande Urso" aborda  a questão da sobrevivência e da busca de soluções dos problemas enfrentados no cotidiano da vida de um urso de forma alegre e divertida para os educandos.



Enquanto  proposta de interpretação do filme, a professora trouxe a tona várias situações que podem ocorrer no cotidiano das pessoas e que exigem de cada um tranquilidade, educação, respeito, para lidar com os acontecimentos do cotidiano.
A linguagem visual torna o aprendizado prazeroso para nossos educandos, transportam os mesmo para lugares distantes da sua sua realidade. Colocando -os em condições de pensar sobre o que está acontecendo e buscar as soluções para melhorar a situação que está sendo vivenciada.
A linguagem visual é vista por estudiosos como necessária para a formação das pessoas e sua socialização, pois é ampla e integra as pessoas aos fatos que norteam a sua convivência, desperta para o novo, para busca de informações e aponta para uma nova realidade onde o processo de sociabilidade é sempre voltado para uma aprendizagem contínua e coerente com o contexto em que o conhecimento está sendo abordado.
Leia Mais ►

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Aula sobre como é produzido um jornal com a turma da professora Andréia-4º ano

A Srª Nilva Rodrigues  Santiago esteve na Escola na tarde de sexta-feira dia 21/10/2011 para trabalhar com os alunos do 4º ano, juntamente com a professora Andréia como é produzido um jornal, quais os materiais utilizados para a sua confecção, mão-de-obra e pessoas que escrevem artigos e notícias que são vinculadas nos vários meios de comunicação escrita e falada.



Alertou os alunos para a importância da leitura e escrita, essenciais para a vida no cotidiano, visto que estão presentes em todas as atividades desenvolvidas dentro de uma sociedade.

 As etapas da produção de um jornal empresarial - que vão da definição de uma política editorial, a toda a fase de produção do material - são similares à produção de veículos de comunicação de massa (grande imprensa), já que, apesar de suas peculiaridades, também têm um caráter jornalístico.
 Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual. Além disso, eles se modernizaram e passaram por reestruturações gráficas e editoriais para proporcionar leitura mais agradável de seu conteúdo.                         



 Orientou para que as crianças escrevam mais, produzindo um jornal semanal com as notícias da escola e também da cidade, da sociedade e também dos eventos que possam ocorrer dentro e fora do contexto escolar.
A aula foi prazerosa  para os alunos porque foi abordado as curiosidades a cerca da produção de um jornal até ele chegar  as nossas casas. Trouxe o jornal Espaço como exemplo para os alunos, onde cada um ganhou um exemplar e incentivou nossos alunos a escrever e ler cada dia mais para que possam compreender os fatos que norteiam o contexto do mundo globalizado.
Leia Mais ►

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tecnologia no cotidiano das pessoas

A importância da informática na sociedade




A importância da informática na sociedade
Realmente hoje a informática tem tido grande influência na sociedade, principalmente na educação em que a forma de se aprender se tornou até mesmo mais dinâmica e, com isso a informática também influencia na forma de como as pessoas vivem em sociedade. Por exemplo, praticamente em todas as escolas se tem computadores que ajudam na educação das crianças, além disso, é muito importante que esteja tendo um contato com o mundo da tecnologia desde cedo para que possa estar se acostumando com computadores e outras coisas que estão inovando cada vez mais.
Com ajuda da informática a forma de fazer negócio se tornou muito mais prática do que era feito antigamente pelas empresas. Hoje em dia se quiser adquirir uma matéria prima que tem somente em outro país, não precisará viajar  até lá, pelo site da empresa poderá estar fazendo um pedido, ou mesmo conversando com os revendedores e tirando todas as suas dúvidas. Podemos perceber que até mesmo na área de trabalho a informática acaba facilitando a vida das pessoas.
Nas casas podemos ver um grande aumento de computadores, até mesmo pessoas que talvez nunca tinham visto um computador na sua frente estão vendo a necessidade de fazer um curso de informática e perceberam que se você quer sobreviver no mundo de hoje é necessário saber mexer em um computador. Já que se não tiver nenhuma noção de informática, com certeza vai ser muito difícil conseguir um emprego de qualidade.
Leia Mais ►

Parabéns a todos os profissionais da informática



Dia 19 de Outubro é comemorerado o Dia do profissional de informática. Confira agora esta bela mensagem que selecionamos para você homenagear alguém que você conhece e trabalha neste ramo.

” Sem saber o endereço de uma pessoa, é possível conectar com ela em  São Paulo ou  Nova York. Talvez demore anos para achá la. Mas como você encontra, em frações de segundos, as informações na “grande cidade da memória” sem saber seus endereços? E como as organiza para produzir milhares de idéias? Sua inteligência é um mistério. Encante se com ela. jamais duvide que você possui uma biografia espetacular!!”
Leia Mais ►

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia das crianças muita festa e alegria!

Nosso cinema atendeu a todas as turmas de acordo com cada faixa etária.


O pula pula fez a festa da garotada.


 Todos os professores fizeram uma surpresa para os seus alunos lhes oferecendo deliciosas tortas.


 E que presentes! 
Dois dias de festa e de lembranças. 
Que alegria!!


Todos muito carinhosos com seus alunos.
A professora Naiá e a professora Jackeline juntamente com o Sargento Bertoldo Fraga dos Santos e o professor Herbert Pires proporcionaram aos nossos alunos divertidas brincadeiras.


Leia Mais ►





Nossa escola...

...encontra-se próximo ao centro de Itaberaí (GO), atente alunos da educação infantil, ensino fundamental (primeira fase), ensino médio (segunda fase) e EJA (educação de jovens e adultos). Nossa ação pedagógica implica em mediar o conhecimento numa dimensão crítico-reflexiva, possibilitando aos educandos compreeender, refletir e atuar como agentes transformadores da sociedade em que vivem.