terça-feira, 29 de novembro de 2011

"O Laboratório em conjunto com o pedagógico"

A adolescência no ciclo da vida


A adolescência se inicia com a puberdade, período em que ocorrem as maiores alterações no corpo das pessoas e também na forma como elas entendem o mundo à sua volta  e se relacionam com outras pessoas.
Na puberdade, as mudanças físicas e comportamentais que acontecem com os meninos não são as mesmas que acontecem com as meninas, sendo um período de muitas mudanças, inicando-se por volta dos 12 anos para os meninos e dos 10 anos para as meninas. 
 Nossas professoras Valéria, Nora e Divina do 5° ano A , B e C, realizaram um excelênte trabalho esclarecendo o assunto para os nossos alunos através das TICs, utlizando a televisão e DVD, data show e ao final  concluíram com uma exposição com ótimos trabalhos.





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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Atividades desenvolvidas em sala de aula-Professora Divina( 5º ano C-Vespertino)

            Trabalhando a questão do consumo e do consumismo
A  nossa sociedade passa por profundas transformações no processo de apropriação dos recursos naturais indispensáveis a nossa sobrevivência.Pensando nisso a professora Divina trabalha com os alunos a questão da produção de bens necessários e essenciais para garantir a vida do homem no planeta.Bem como trabalha também a questão da degradação ambiental originada pelo consumo excessivo dos recursos naturais e a perda de várias espécies animais e vegetais em decorrência da ação do homem.Foram confeccionados cartazes com diversas embalagens de produtos que fazem noteiam o cotidiano dos nossos educandos.
A professora Utilizou também dvd da TV Escola  nº 24 ,26 e 02 para trabalhar a questão da consciência ambiental e preservação dos recursos naturais, bem como,cuidar da limpeza da sala,escola e do ambiente  em que vive.




A professora utiliza as mídias que a escola oferece como meio de melhorar a qualidade de suas aulas, despertando o interesse dos educandos,pois a linguagem visual prende a atenção dos mesmos,promove a discussão e aguça a vontade de aprender mais sobre o tema abordado pelo professor.
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terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividades desenvolvidas em sala de aula-Professora Divina( 5º ano C-Vespertino)

Buscando sempre melhorar a qualidade das aulas e consequentemente o aprendizado dos nossos educandos, nossos professores utilizam todas a ferramentas disponíveis em tecnologia que a escola oferece em termos de mídias, tais como, som, tv e dvd, data-show e o próprio LIE. Trabalhando a questão do corpo humano, estrutura e funcionamento, a professora Divina utilizou  a tv e o dvd  para trabalhar com seus alunos a questão da sexualidade e as doenças sexualmente transmissíveis (DST).
O recurso utilizado foi o dvd da  TV Escola volume 5 geração saúde que trabalha os temas:
*A menstruação atrasou, e agora?
*Contraceptivos
*Sífilis  e HPV 
*As grandes transformações da puberdade
*Como se prevenir delas: As DSTs
A professora trabalhou com os alunos uma aula argumentativa, buscando esclarecer as dúvidas que ia surgindo no decorrer do filme, levando perguntas, fazendo questionamentos e também ouvindo a opinião de seus educandos.


A aula foi bastante dinâmica e os objetivos almejados foram alcançados com êxito, o conteúdo foi assimilado com facilidade pelos educandos, pois a linguagem visual é uma ferramenta importante para que os educandos compreendam o conteúdo a ser abordado pelo professor, promovendo assim a sua aprendizagem e interação com os fatos que norteiam a sociedade.
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AIDS:Um perigo eminente na sociedade moderna

 01 de Dezembro: Dia Mundial da luta contra a Aids
Combate ao Preconceito
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
O que é Aids?
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.

Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.
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segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Doação de Sangue: Um ato de amor

Dia 25 de Novembro: Dia Nacional do doador de sangue

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data criada em 1964 com o objetivo de valorizar a doação voluntária, é um ato simples e salva muitas vidas. Mas será que temos o que comemorar?


De acordo com dados da Fundação Pró-Sangue sim, mas há de se lutar contra a falta de informação e preconceito. Em 2002, foram coletadas no Brasil cerca de 3 milhões de bolsas de sangue, o que corresponde a menos de 2% da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse índice deveria estar em torno de 3% a 5%.
Se você parar para pensar muitas pessoas precisam de uma doação de sangue em qualquer canto do Brasi, mas infelizmente não é todos que a recebem quando necessário, pois não são todos que conhecem e percebem a importância que é doar sangue
As estatísticas são terríveis, pois apenas 1,5% da população brasileira doa sangue e juntando todos os hospitais e clinicas que precisam realizar transfusões de sangue diariamente mais de 5.500 litros são precisos diariamente, ou seja, falta doadores que contribuem com esse gesto de amor e consciência, pois doar sangue salva vidas e qualquer um pode precisar uma hora dessas,a te mesmo você.
Se você parar para pensar muitas pessoas precisam de uma doação de sangue em qualquer canto do Brasil, mas infelizmente não é todos que a recebem quando necessário, pois não são todos que conhecem e percebem a importância que é doar sangue
As estatísticas são terríveis, pois apenas 1,5% da população brasileira doa sangue e juntando todos os hospitais e clinicas que precisam realizar transfusões de sangue diariamente mais de 5.500 litros são precisos diariamente, ou seja, falta doadores que contribuem com esse gesto de amor e consciência, pois doar sangue salva vidas e qualquer um pode precisar uma hora dessas,a te mesmo você.
As pessoas aptas para doação devem se encaixar nas seguintes recomendações:
Estejam documentadas (com carteira de identidade ou outro documento equivalente);
Tenham boas condições de saúde;
Tenham entre 18 e 60 anos;
Pesem, no mínimo, 50 quilos;
Não tenham ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
Tenham dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas;
Não sejam usuários de drogas
Não tenham múltiplos parceiros
Não tenham doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal ou epilepsia;
Nunca tenham tido doenças de chagas ou malária
Não tenham contraído sífilis, hepatite e não tenham tido contato com o inseto barbeiro.
Mas existem alguns impedimentos temporários como:
Estar grávida ou amamentando,
Estiver em situação pós cirrúrgica, onde é permitido só depois de 6 meses de recuperação
Tiver realizado parto normal ou ter sofrido algum aborto há 3 meses
Homens que fizeram doações devem esperar um prazo de 60 dias para doar novamente, já mulheres devem esperar por 90 dias para fazer a próxima doação.
Você que nunca doou sangue comece a doar, pois é um gesto de amor em prol a outras pessoas que precisam, além de não doer nada é super seguro e só tende fazer bem a quem recebe e a você mesmo!
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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Feira de Ciências

 "Exposição da Feira de Ciências de Itaberaí"



 


















A Feira de Ciências proporciona e oferece oportunidades para os alunos e professores permitindo aquisição de novos conhecimentos e novos horizontes. Um trabalho científico tem como ponto de partida a observação, o registro, a comparação, a análise e a verificação dos dados obtidos enriquecendo muito a formação escolar do aluno, trazendo diferenças no campo profissional e pessoal. A importância dos trabalhos científicos dos alunos está relacionada com a mudança de postura que os alunos tem frente aos trabalhos escolares do que apenas ao conteúdo e temas publicados que possam ser publicados. Outra importância destas atividades pelos alunos se refere à ampliação do conceito de aprendizagem. A Feira de Ciências: “É uma exposição pública de trabalhos científicos e culturais realizados por alunos, estes efetuam demonstrações, oferecem explicações orais, contestam perguntas sobre os métodos utilizados e suas condições. Há troca de conhecimentos e informações entre alunos e o público visitante”. 
Os nossos alunos juntamente com nossa equipe escolar estão de parabéns pelo empenho e pelos trabalhos apresentados, onde fomos premiados pelo trabalho realizado por nossa turma do EJA. Parabéns!!!
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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia do Diretor de Escola

 Dia 12 de Novembro: Dia do Diretor de Escola


O processo ensino-aprendizagem compreende vários fatores que juntos contribuem para o sucesso e a permanência do educando na escola. Com essa meta de garantir o sucesso dos nossos educandos e sua permanência na escola com qualidade, a gestora Adenildes tem desempenhado um papel importante na coordenação geral dos trabalhos e atividades desenvolvidas nesta unidade escolar de assegurar um trabalho de qualidade feito pelos porfessores e toda comunidade escolar que venha realmente trazer significado na vida dos nossos educandos.
Diante do contexto em que vivemos, o grupo gestor dessa unidade escolar trabalha para que nosso educando se sinta  acolhido, importante, que perceba  a necessidade de estudar e que esta torne- se prazerosa para ele, levando para a sua vida cotidiana tudo que consegue assimilar de conhecimento proposto pelos professores, pela equipe gestora e todos os membros envolvidos nessa tarefa de levar conhecimentos, sociabilizar, apontar os caminhos que possam melhorar a qualidade de vida dos nossos educandos e também de toda comunidade escolar.
A gestora está comprometida juntamente com os demais componentes desse grupo de educadores com o bem-estar dos nossos educandos, seu desenvolvimento cognitivo, sua interação com a comunidade escolar, fatores esses essenciais para que o mesmo tenha sucesso pleno nas atividades que realiza no cotidiano, garatindo assim, melhoria na qualidade de vida de todos os nossos educandos.


Parabéns Gestora Adenildes pelo seu dia!!!!
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Dia do Trigo

O Cio da Terra


Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel,
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
De fecundar o chão.
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A importância da Prova Brasil

Nossos alunos realizaram a "Prova Brasil" no dia 10  de Novembro,  supervisionados pelos professores e representantes da subsecretaria Estadual da Educação.
Obrigatória para todos os estudantes de 5º e 9º anos de escolas públicas, a Prova Brasil não é um exame como outro qualquer. Seus resultados são essenciais para promover um diagnóstico da situação do ensino no país, já que os dados coletados na prova são usados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). "O objetivo da Prova Brasil é avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País", explica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC em 2009.

"É muito importante que todos participem, pois reunindo os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos de uma determinada escola, teremos uma fotografia do ensino-aprendizagem da instituição", explica Maria do Pilar. A secretária enfatiza a importância da prova também em escala nacional. "Reunindo os níveis de aprendizagem das escolas do município teremos um álbum da rede de ensino, e assim por diante, até termos um grande retrato da educação brasileira. Nesse grande retrato cada personagem é muito importante", completa.

Além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, fazendo um balanço da situação educacional no país, a Prova Brasil tem outra função: nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas. "De acordo com os resultados, os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem de seus alunos".
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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A escola como produtora de cultura


 A escola é o espaço ideal onde se agrega o maior número de diversidade cultural e produção do conhecimento que conhecemos.Nela são encontrados os mais diversos modos de falar,pensar ,agir e isso é cultura.
Cultura é o nosso próprio dia-a-dia com a linguagem que utilizamos,no modo como falamos,vestimos e nos alimentamos.Tudo isso junto forma uma corrente de pensamento inerente a um povo ou nação.
Hoje dia 05 de novembro comemora-se o dia da cultura e ciência.Esses dois temas temas estão presentes no cotidiano da nossa nossa escola, através de ações pedagógicas que promovem o conhecimento dos nossos educandos, e ao mesmo tempo,produz conhecimento para ser aplicado na vida cotidiana de todos os membros envolvidos no processo educativo.
Ciência é tudo que acontece no contexto, social,humano,geográfico,onde o ser humano é o principal agente transformador do espaço e também das relações sociais,aplicando os conhecimentos científicos em prol do bem comum.E isso é o papel da ciência,criar condições para que a melhoria da qualidade de vida das pessoas seja uma realidade,e isso a nossa escola busca desenvolver nos nossos educandos,a percepção ,a assimilação,que tudo que nos norteia  é essencial para a nossa própria sobrevivência
A feira de ciências é um dos instrumentos utilizados pela escola juntamentamente com professores e equipe gestora visa cuidar do ambiente e mostrar que é possível sim ter um ambiente limpo,bem cuidado e melhor para se viver.
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Dia Nacional da Ciência e Cultura

05 de novembro: dia da cultura e da ciência


Hoje (05 de novembro) inspirando-se no nascimento do abolicionista Ruy Barbosa, o Brasil comemora o Dia da Cultura e da Ciência. A data foi institucionalizada em 15 de maio de 1970 com a Lei nº 5.579 e tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país.
Cultura é o conjunto de costumes, tradições, conhecimentos, instituições e valores partilhados por determinado grupo social que seguem um padrão. São as manifestações intelectuais, sociais e artísticas que caracterizam determinada sociedade.
Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Refere-se ainda à investigação, estudo e descoberta de novos conhecimentos.
Escolas, Faculdades, Instituições e Centros de Cultura em todo o mundo percebem que para se construir uma cultura consolidada e um saber científico valorizado é necessário se investir em educação. A educação deve se pautar em práticas que envolvam ciência e cultura desde os anos inciais.
O escritor Luís Hernandes Matos Leite, imperatrizense, 19 anos, autor de Questionamento Matinal e licenciando em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG), fala sobre a importância da data dedicada à Ciência e Cultura. “Este é um dia especialmente dedicado à cultura e à ciência, é a data na qual se comemoraria o aniversário de Ruy Barbosa; uma figura tão significativa para a literatura e a política brasileira. Reservar este dia para celebrar a cultura e a ciência é antes de tudo um convite ao questionamento. Precisamos cultivar em nossas escolas as manifestações próprias do nosso povo”
Luis Hernandes explica ainda que a sociedade é a promotora da cultura. Não existindo culturas superiores ou inferiores, havendo apenas a diversidade. “Esta é uma boa data para recordar as tradições indígenas, afrobrasileiras, européias, asiáticas, entre outras, e ressaltar a diversidade presente neste país. Devemos, ainda, pensar sobre a ciência e suas influências na sociedade, principalmente a revolução que os novos conhecimentos trouxeram após o surgimento da ciência moderna. Para os filósofos gregos a ciência estava mais para uma episteme do que para uma técnica. E a episteme, ou conhecimento, em oposição à doxa, ou opinião popular. No entanto, a ciência tal qual é entendida a partir da modernidade está vinculada a um método científico e um objeto determinado, e quer distinguir-se do senso comum. Este é um bom dia para debatermos sobre a aquisição de conhecimento no que diz respeito à formação humana e à formação intelectual”, afirmou o escritor.
Thaísa Raianne Santana Costa é bióloga e funcionária pública, e acredita que é importante incentivar a produção científica e cultural nas escolas criando uma nova maneira de ensinar e valorizar o patrimônio nacional.
“É imprescindível que professores e alunos se tornem pesquisadores, construindo um ensino inovador. A educação deve tornar o aluno, um ser questionador motivando-o a ir além, o ensino deve valorizar a cultura e a ciência nacionais. O Dia da Ciência e da Cultura foi criado para que valorizemos as produções científicas e culturais nas escolas e em todos os ramos da sociedade”.
Para Aparecida Costa Almeida, Coordenadora Pedagógica do Sistema de Ensino Projecta- Melhor Escola, em Belo Horizonte (MG); a cultura e a ciência têm influência direta no desenvolvimento humano e na aprendizagem e estes são temas importantes que devem ser trabalhados no cotidiano escolar.
“Entendemos que a cultura e a ciência têm influência direta no desenvolvimento humano e na aprendizagem, e isso afeta sensivelmente o trabalho pedagógico na escola e nos mobiliza a pensar nas ações para incluir esses temas no cotidiano escolar. Devemos estimular o aluno para o pensamento científico e para isso é necessário desenvolver um trabalho com a capacidade imaginativa do ser humano, a sensibilidade, a reflexão, a crítica”
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma das instituições que atua em um contexto global com o objetivo de contribuir para a paz e a segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. A entidade desenvolve pesquisas na área de ciência e tecnologia, programas de proteção de patrimonios culturais e naturais, promoção de livros e de leitura; uma de suas prioridades é diminuir o analfabetismo no mundo.
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O direito ao voto da mulher no Brasil

Direito de voto feminino completa 76 anos no Brasil; saiba mais sobre essa conquista


 
Faz só 76 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes (RN) em 1928
Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes (RN) em 1928
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
                              Mulheres no poder
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.

Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal em 1933
Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal em 1933
Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.
A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador João Bosco de Lima. As primeiras mulheres eleitas senadoras, em 1990, foram Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). Suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato dele quando o tucano se tornou ministro do ex-presidente Itamar Franco.
Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão. Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral --que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.
A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982. Hoje, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres --chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra.
Apesar do avanço feminino na política, o Brasil ainda não teve nenhuma mulher eleita presidente. Entre as ministras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está Dilma Rousseff (Casa Civil), cotada como possível candidata do PT à Presidência da República, em 2010. Outra ministra, Marta Suplicy (Turismo) é a favorita dentro do PT para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro de 2008. Seu nome também é cotado para a eleição para o governo de São Paulo, em 2010.
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Nossa escola...

...encontra-se próximo ao centro de Itaberaí (GO), atente alunos da educação infantil, ensino fundamental (primeira fase), ensino médio (segunda fase) e EJA (educação de jovens e adultos). Nossa ação pedagógica implica em mediar o conhecimento numa dimensão crítico-reflexiva, possibilitando aos educandos compreeender, refletir e atuar como agentes transformadores da sociedade em que vivem.