terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nosso Conselho de Classe feito com responsabilidade.



Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.




O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do estudante e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou aluno.
No Conselho de Classe, mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade tanto dos alunos quanto da própria instituição de ensino na figura de seus professores e organização escolar.
 Nele deve haver uma discussão coletiva onde serão apontadas dificuldades de alunos, professores e instituição de ensino, a fim de buscar melhorias para o processo ensino-aprendizagem. Ele é um espaço democrático de construção de alternativas para o desenvolvimento da instituição de ensino e das estratégias para o atendimento aos que nela estudam. 


 O Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação, requer que os alunos estejam sendo constantemente observados pelos professores e demais especialistas que compõem os profissionais da instituição de ensino. Para isso, a avaliação deve ser cotidiana, pois todo o dia, toda a semana, até o final do semestre ou ano, cada aluno deve estar sendo percebido pelos professores que trabalham com ele. Ao observar, diagnosticar e registrar, saberes estão sendo extraídos sobre cada aluno de forma a enquadrá-lo dentro de uma determinada categoria de desenvolvimento que define alvos a serem alcançados por todos.
A equipe pedagógica deve ter em mente os alvos educacionais a serem desenvolvidos e avaliados no processo de aprendizagem dos alunos. Esses alvos devem abranger atitudes de participação, respeito e responsabilidade; construção de conhecimento e apreensão de conteúdos e conceitos; e formação do caráter e da cidadania.



Nesta prática avaliativa, cada aluno deve ser visto individualmente, em suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias particulares.
O Conselho de Classe, para cumprir sua função, exige dos professores um olhar cotidiano detalhado sobre cada indivíduo para que, durante a reunião, possam contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram e obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história de vida de cada aluno, assim como o tipo de progressão adequada para cada um deles.
A equipe pedagógica deve ter em mente que o processo de avaliar possui, basicamente, três passos:


• Conhecer o nível de desempenho inicial do aluno (constatação da realidade);
• Analisar o progresso do aluno comparando seu nível inicial de desempenho com o nível atual, considerando o que é essencial e importante de ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo (qualificação da aprendizagem);
• Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
Fundamendal é ter consciência de que só se pode avaliar o que foi ensinado e que a evolução do aluno, seu progresso entre o nível inicial e atual, é o que importa.
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segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coordenador Pedagógico:Um orientador educacional

04 de Dezembro: Dia do Orientador Educacional

Dentro das escolas, existe a figura do Professor Coordenador, um personagem peculiar. Este profissional exerce, em seu cotidiano, uma série de funções. Penso, que uma das principais atribuições do Professor Coordenador Pedagógico é ser o Elo entre o corpo docente e a direção escolar.
É este profissional quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica da escola. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes. Por tudo isso, o coordenador pedagógico só vai desempenhar bem seu ofício se for um líder e tiver apoio da direção em suas ações e reivindicações, como infra-estrutura de trabalho e tempo de estudo para ele e para todos os professores.
Neste complexo emaranhado de atribuições e burocracias, fica difícil estabelecer um perfil para os coordenadores. O que pode-se afirmar é que devem estar sempre se atualizando, e buscando melhorias coletivas dentro da escola.



A coordenadora  Magda Helena realiza um trabalho importante para o desenvolvimento das ações educativas  inerentes ao trabalho realizado pelo professor em sala de aula, participando diretamente do planejamento, orientando, buscando novas alternativas para que o professor venha obter sucesso no seu trabalho com o aluno.
Trabalha em parceria com toda a gestão escolar,  contribuindo para o pleno desenvolvimento das ações a serem realizadas dentro e fora do ambiente escolar.

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Importância da propaganda

04 de Dezembro: Dia Nacional da Propaganda
A importância da propaganda é que ela cria sentido para os produtos. Através de anúncios, filmes, banners, estamos dando sentido aos produtos em lançamento, ou mudando os sentido daqueles que já existem, estamos ensinando à população quais são os códigos que os produtos possuem, e como fazer uso deles. Temos que entender que a propaganda não apenas informa o preço do produto e onde podemos comprá-lo. Estamos sim, através da divulgação desses produtos, criando sentido para eles.
Hoje a propaganda esta em todos os lugares, invade não só os espaços públicos com mensagens não solicitadas, como inunda os nossos e-mails e telefones particulares, com pouquíssima informação sobre o valor e utilidade real dos produtos ou serviços, sobre os impactos ambientais ou desperdícios envolvidos, através de empresas terceirizadas que inclusive pouco sabem sob o produto. Este, porém é um lado negativo da propaganda.
O avanço tecnológico dos meios de comunicação pode colaborar cada vez mais para que a propaganda e a publicidade cheguem aos indivíduos facilitando o processo de escolha deste ou daquele produto ou serviço.

“A propaganda tem grande importância tanto para o marketing das empresas, como também a sociedade, pois facilita a divulgação de novos produtos e informa os benefícios que este pode trazer ao seu consumidor; atualmente a publicidade e a propaganda estão presentes em nossas vidas das mais diversas formas: desde em grandes anúncios que vimos pelo caminho quando andamos pelas ruas, até dentro de nossas casas ao vermos um programa de televisão.”
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quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Trabalho Coletivo-29/11/2011


Importância do Trabalho Coletivo na Escola

O trabalho coletivo articula os diversos segmentos da comunidade escolar e é fundamental para sustentar a ação da escola em torno de um projeto.

A equipe escolar (professores, diretores, alunos, secretária, faxineiro, merendeira, todos os funcionários ) necessitam para minimizar o fracasso escolar formação (capacitação escolar) contínua, ser mediadora e facilitadora no processo de aprendizagem.
Neste dia recebemos a visita da professora Vilma Maria representante do Conselho Municipal de Educação, professora da rede estadual de educação,para ministrar um  seminário com toda equipe escolar sobre o Regimento  Escolar, sua importância para o desenvolvimento das atividades que norteiam as ações pedagógicas, administrativas e também das relações inter-pessoais estabelecidas no contexto escolar.
Foi mencionado durante o estudo do regimento questões pertinentes a indisciplina dos nossos educandos, bem como, repensar a prática  pedagógica e conduta que norteiam as relações no cotidiano escolar,apontando também para a aprendizagem dos nossos educandos que apresentam dificuldades na assimilação do conteúdo.
 
Durante a plenária com a professora Vilma e comunidade escolar, foram levantadas a possíveis soluções que possam avançar no trabalho educativo enquanto ferramenta eficaz na promoção da aprendizagem e socialização dos nossos educandos e de toda comunidade escolar.









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Nossa escola...

...encontra-se próximo ao centro de Itaberaí (GO), atente alunos da educação infantil, ensino fundamental (primeira fase), ensino médio (segunda fase) e EJA (educação de jovens e adultos). Nossa ação pedagógica implica em mediar o conhecimento numa dimensão crítico-reflexiva, possibilitando aos educandos compreeender, refletir e atuar como agentes transformadores da sociedade em que vivem.