quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

 Você sabe o que significa Ano Bissexto?

              Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.

              A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.

               Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.

                Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.
 Fica a dica!

scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Continua a nossa guerra contra a Dengue e o Caramujo Africano"

          Desde a semana passada estamos em rítmo de carnaval, mas o nosso carnaval é um pouco diferente desses conhecidos por ai...
...no nosso carnaval sambamos contra a Dengue e o Caramujo Africano!
        Pensando nisso, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, veio nos fazer uma visita super interessante, onde tiraram nossas dúvidas,  através de um teatro muito engraçado nos informaram sobre os cuidados que devemos tomar com esse mosquitinho tão perigoso chamado Aedes Aegypti e esse Caramujo que pode nos fazer mal.



 











 Esse mosquitinho simpático fez até pose para a câmera...



  













 

A turminha da Tia Luciana fez uma super apresentação em conjunto com o pessoal da Secretaria Municipal da Saúde com a canção JANELINHA.




scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►

"Histórias interessantes"

 A contadora de história Divina Juvêncio nos prestigiou com a sua presença proporcionando ótimos momentos às nossas crianças!
 





Leia Mais ►

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que é o Carnaval?
         
            Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média.
          O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
         A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
         O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

  "Carnaval do Modestina Fonseca"



 
 Contamos com banda ao vivo!
 


         Nossos professores caíram na folia!

Nossa gestora e os nossos alunos então, foi só alegria!!


scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►







"Todos contra a Dengue e o Caramujo Africano".
            Todos sabemos que a Dengue é uma enfermidade causada pelo ví rus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
             Já o Caramujo-gigante-africano (de nome científico Achatina fulica) é um molusco da classe Gastropoda, de concha cônica marrom ou mosqueada de tons claros. Nativo no leste-nordeste da África, foi introduzido no Brasil em 1988 visando ao cultivo e comercialização do escargot. Os adultos da espécie atingem até 18 cm de comprimento de concha e pesam até 500 g. No sudoeste do Brasil, eles chegam no máximo a 10 cm de concha e 100 g de peso total. Os jovens possuem as mesmas características de concha dos
adultos.
Leia Mais ►

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012




"Momento cultural"
(2º ano)



              Mais uma vez a turminha da Tia Nara participa do momento cultural, com muita dança e sempre levando a palavra de Jesus a todos os coleguinhas...

scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►
O laboratório de informática da Escola Municipalizada Modestina Fonseca auxilia os alunos da Guarda Mirim no desenvolvimento quanto ao processo ensino-aprendizagem. Proporcionando aos educandos a oportunidade de estudar e realizar pesquisas, assistir vídeos e demais atividades oferecidas pelo laboratório.













scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Amizade verdadeira...



scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►
"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.".

scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►

"A importância de ser criança" Apresentação dos alunos da Professora Weliana.


                Ser criança Não é somente ter pouca idade E sim esquecer a idade física A nossa verdadeira idade está na mente É o que se sente.
                Ser criança É perseguir a felicidade Sem se importar com a idade.





             É esquecer um pouco das responsabilidades Sem contudo ser irresponsável.

             É viver intensamente o presente Não viver condicionado ao futuro Nem ruminando o passado


               É amar intensamente E viver essa paixão sem precedentes

               É sempre sorrir Sempre estar aberto para o novo Ser criança

               É nascer de novo a cada dia...

Leia Mais ►

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Reforço Escolar e a Melhoria da Aprendizagem dos Educandos.

               Na maioria das escolas públicas brasileiras, é comum encontrarmos grande parte dos educandos com enormes dificuldades de aprendizagem, esses alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma. É com esse propósito que o reforço escolar vem romper as barreiras da desigualdade de raciocínio, auxiliando o professor a fazer com que os educandos adquiram as competências almejadas.
                A falta de assimilação do que o professor fala e explica por parte dos alunos, tem gerado um debate de alta relevância, já que a aprendizagem é o ponto chave para o desempenho de tudo. Procurando buscar subsídios para fazer acontecer a aprendizagem, percebeu-se que precisava-se de algo diferente capaz de estimular o gosto pela escola.
                O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
                Para que o reforço escolar tenha êxito, é necessário bastante cuidado como planejamento, definição de metas, escolha de alternativas envolvendo os educandos, e principalmente a união de pais escola e comunidade para assim ser uma ação articulada em conjunto. O reforço tem que fazer parte do plano pedagógico da escola e desenvolvido na própria escola pelos professores em um horário diferente do turno das aulas normais, deve ter características diferentes das aulas, más, ao mesmo tempo uma integração entre elas, para que o educando seja estimulado a aprender de forma nova.
              Os alunos que  participam do reforço escolar, sempre apresentam avanços em sua aprendizagem, pois tiveram voltados pra si a atenção necessária  para desenvolver-se. Muitas das vezes os regentes de ensino não se preocupam com os alunos com nível de aprendizagem baixa, e vão seguindo ministrando suas aulas como se eles fossem invisíveis, o que piora a situação na maioria, pois as dificuldades são acumuladas e os alunos passam a se ver como incapazes.
               É nesta proposta que se dá a importância da observação dos educandos, o professor precisa conhecer bem seus alunos, para assim identificar as principais dificuldades enfrentadas por eles e descobrir a melhor maneira de barrá-las. São muitas as maneiras de deixar uma aprendizagem mais criativa, jogos, musicas, livros, passeios, histórias, etc.   São apenas poucas das inúmeras formas de ludicidar o aprender , e cabe ao educador encontrar a melhor maneira pois só ele é capaz de conhecer seu aluno.






Considerações finais

                Ao final fica demonstrado o quanto o reforço escolar tem importância na vida de todos na escola, ele é algo que deve ser incentivado para que todos venham a ter oportunidades iguais de aprendizagem, podendo se tornar cidadãos ativos, críticos e participativos no âmbito de nossa sociedade, fica também exposto que o reforço é algo que vem para somar o  que é dado em sala de aula, e não pode ser uma aula avulsa, sem planejamento e sem nenhuma ligação com o cotidiano do aluno.


Leia Mais ►

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA








Atualmente, várias escolas públicas e privadas têm disponível o acesso às diversas mídias para serem inseridas no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, diante deste novo cenário educacional, surge uma nova demanda para o professor: saber como usar pedagogicamente as mídias. Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica.







De fato, o professor, durante anos, vem desenvolvendo sua prática pedagógica prioritariamente, dando aula, passando o conteúdo na lousa, corrigindo os exercícios e provas dos alunos. Mas este cenário começou (e continua) a ser alterado já faz algum tempo com a chegada de computadores, internet, vídeo, projetor, câmera, e outros recursos tecnológicos nas escolas. Novas propostas pedagógicas também vêm sendo disseminadas, enfatizando novas formas de ensinar, por meio do trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, favorecendo o aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento, e a Escola Modestina Fonseca  está empenhada nessas mudanças.



Leia Mais ►





Nossa escola...

...encontra-se próximo ao centro de Itaberaí (GO), atente alunos da educação infantil, ensino fundamental (primeira fase), ensino médio (segunda fase) e EJA (educação de jovens e adultos). Nossa ação pedagógica implica em mediar o conhecimento numa dimensão crítico-reflexiva, possibilitando aos educandos compreeender, refletir e atuar como agentes transformadores da sociedade em que vivem.