quarta-feira, 27 de junho de 2012

Formatura da EJA









Educação para Jovens e Adultos ( EJA)



          A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente. 

    A iniciativa faz parte das várias pesquisas financiadas pela coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 2009. 
       Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada. O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. Os educadores para fazerem parte do corpo docente do EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.
       A escola "Modestina Fonseca" empenha-se em tornar tal fato realidade concretizando-se no dia 26 de junho de 2012 com a realização da primeira formatura, organizada pela diretora Adenildes Rosa Lino Lúcio juntamente com a  professora Maria Geralda e demais funcionários da escola.
      A festa contou com a  presença ilustre da nossa Secretária da Educação Elenister Galvão, Joana de Lima que realizou uma excelente e criativa contação de histórias e Rita Volpp, a qual, é filha de uma das formandas, nos prestigiou com sua bela voz. O evento teve a participação dos cantores Marcos e Marcelo, ao vivo  que posteriormente teve início as homenagens e finalizou com um belo jantar.

















scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►

terça-feira, 19 de junho de 2012

" A quadrilha do Modestina Fonseca"





A origem da Quadrilha


                A   " festa Joanina", em homenagem a São João, originou-se nas regiões catolicas européias e chegaram ao Brasil com os portugueses. No mês de junho comemora-se o aniversário de três santos muito populares: Santo Antônio no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29. No Brasil a festa passou a ser chamada de junina e incorporou-se aos costumes dos índios e negros. Um exemplo dessa mistura é a introdução do coco, da mandioca e do forró como elementos impregnados a tradição. Assim, cada região incrementa os festejos juninos de acordo com os costumes arraigados na localidade. O mês de junho é marcado por fogueiras, danças e muitas bandeirinhas coloridas realçando as peculiaridades de cada região brasileira, onde se reuni a família e amigos nessa gostosa  brincadeira. Para sucesso do arraial é preciso unir decoração, vestuário, comidas típicas, fogos, músicas e muita animação. 






















































scrapsmil.com gifs e frases
Leia Mais ►





Nossa escola...

...encontra-se próximo ao centro de Itaberaí (GO), atente alunos da educação infantil, ensino fundamental (primeira fase), ensino médio (segunda fase) e EJA (educação de jovens e adultos). Nossa ação pedagógica implica em mediar o conhecimento numa dimensão crítico-reflexiva, possibilitando aos educandos compreeender, refletir e atuar como agentes transformadores da sociedade em que vivem.