sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dia Nacional da Ciência e Cultura

05 de novembro: dia da cultura e da ciência


Hoje (05 de novembro) inspirando-se no nascimento do abolicionista Ruy Barbosa, o Brasil comemora o Dia da Cultura e da Ciência. A data foi institucionalizada em 15 de maio de 1970 com a Lei nº 5.579 e tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país.
Cultura é o conjunto de costumes, tradições, conhecimentos, instituições e valores partilhados por determinado grupo social que seguem um padrão. São as manifestações intelectuais, sociais e artísticas que caracterizam determinada sociedade.
Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Refere-se ainda à investigação, estudo e descoberta de novos conhecimentos.
Escolas, Faculdades, Instituições e Centros de Cultura em todo o mundo percebem que para se construir uma cultura consolidada e um saber científico valorizado é necessário se investir em educação. A educação deve se pautar em práticas que envolvam ciência e cultura desde os anos inciais.
O escritor Luís Hernandes Matos Leite, imperatrizense, 19 anos, autor de Questionamento Matinal e licenciando em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG), fala sobre a importância da data dedicada à Ciência e Cultura. “Este é um dia especialmente dedicado à cultura e à ciência, é a data na qual se comemoraria o aniversário de Ruy Barbosa; uma figura tão significativa para a literatura e a política brasileira. Reservar este dia para celebrar a cultura e a ciência é antes de tudo um convite ao questionamento. Precisamos cultivar em nossas escolas as manifestações próprias do nosso povo”
Luis Hernandes explica ainda que a sociedade é a promotora da cultura. Não existindo culturas superiores ou inferiores, havendo apenas a diversidade. “Esta é uma boa data para recordar as tradições indígenas, afrobrasileiras, européias, asiáticas, entre outras, e ressaltar a diversidade presente neste país. Devemos, ainda, pensar sobre a ciência e suas influências na sociedade, principalmente a revolução que os novos conhecimentos trouxeram após o surgimento da ciência moderna. Para os filósofos gregos a ciência estava mais para uma episteme do que para uma técnica. E a episteme, ou conhecimento, em oposição à doxa, ou opinião popular. No entanto, a ciência tal qual é entendida a partir da modernidade está vinculada a um método científico e um objeto determinado, e quer distinguir-se do senso comum. Este é um bom dia para debatermos sobre a aquisição de conhecimento no que diz respeito à formação humana e à formação intelectual”, afirmou o escritor.
Thaísa Raianne Santana Costa é bióloga e funcionária pública, e acredita que é importante incentivar a produção científica e cultural nas escolas criando uma nova maneira de ensinar e valorizar o patrimônio nacional.
“É imprescindível que professores e alunos se tornem pesquisadores, construindo um ensino inovador. A educação deve tornar o aluno, um ser questionador motivando-o a ir além, o ensino deve valorizar a cultura e a ciência nacionais. O Dia da Ciência e da Cultura foi criado para que valorizemos as produções científicas e culturais nas escolas e em todos os ramos da sociedade”.
Para Aparecida Costa Almeida, Coordenadora Pedagógica do Sistema de Ensino Projecta- Melhor Escola, em Belo Horizonte (MG); a cultura e a ciência têm influência direta no desenvolvimento humano e na aprendizagem e estes são temas importantes que devem ser trabalhados no cotidiano escolar.
“Entendemos que a cultura e a ciência têm influência direta no desenvolvimento humano e na aprendizagem, e isso afeta sensivelmente o trabalho pedagógico na escola e nos mobiliza a pensar nas ações para incluir esses temas no cotidiano escolar. Devemos estimular o aluno para o pensamento científico e para isso é necessário desenvolver um trabalho com a capacidade imaginativa do ser humano, a sensibilidade, a reflexão, a crítica”
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma das instituições que atua em um contexto global com o objetivo de contribuir para a paz e a segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. A entidade desenvolve pesquisas na área de ciência e tecnologia, programas de proteção de patrimonios culturais e naturais, promoção de livros e de leitura; uma de suas prioridades é diminuir o analfabetismo no mundo.

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...encontra-se próximo ao centro de Itaberaí (GO), atente alunos da educação infantil, ensino fundamental (primeira fase), ensino médio (segunda fase) e EJA (educação de jovens e adultos). Nossa ação pedagógica implica em mediar o conhecimento numa dimensão crítico-reflexiva, possibilitando aos educandos compreeender, refletir e atuar como agentes transformadores da sociedade em que vivem.