segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coordenador Pedagógico:Um orientador educacional

04 de Dezembro: Dia do Orientador Educacional

Dentro das escolas, existe a figura do Professor Coordenador, um personagem peculiar. Este profissional exerce, em seu cotidiano, uma série de funções. Penso, que uma das principais atribuições do Professor Coordenador Pedagógico é ser o Elo entre o corpo docente e a direção escolar.
É este profissional quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica da escola. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes. Por tudo isso, o coordenador pedagógico só vai desempenhar bem seu ofício se for um líder e tiver apoio da direção em suas ações e reivindicações, como infra-estrutura de trabalho e tempo de estudo para ele e para todos os professores.
Neste complexo emaranhado de atribuições e burocracias, fica difícil estabelecer um perfil para os coordenadores. O que pode-se afirmar é que devem estar sempre se atualizando, e buscando melhorias coletivas dentro da escola.



A coordenadora  Magda Helena realiza um trabalho importante para o desenvolvimento das ações educativas  inerentes ao trabalho realizado pelo professor em sala de aula, participando diretamente do planejamento, orientando, buscando novas alternativas para que o professor venha obter sucesso no seu trabalho com o aluno.
Trabalha em parceria com toda a gestão escolar,  contribuindo para o pleno desenvolvimento das ações a serem realizadas dentro e fora do ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário






Nossa escola...

...encontra-se próximo ao centro de Itaberaí (GO), atente alunos da educação infantil, ensino fundamental (primeira fase), ensino médio (segunda fase) e EJA (educação de jovens e adultos). Nossa ação pedagógica implica em mediar o conhecimento numa dimensão crítico-reflexiva, possibilitando aos educandos compreeender, refletir e atuar como agentes transformadores da sociedade em que vivem.